29 de abril de 2009

17º Programa Nascente




portfolio parido para o 17º programa nascente da usp. se eu ganho, rola uma graninha, ai faço uma publicação dos melhores. torçam por mim.

27 de abril de 2009

23º cartaz museu da casa brasileira

minha primeira experiência participando de um concurso de design, no melhor do espírito ' o que vier é lucro'. confesso porém que fiquei feliz com a minha dedicação, eu tenho certa trava contra empreitadas maiores, mas sabia que o fato de ter me proposto a pagar pela inscrição faria com que no mínimo fizesse até o final. até agora, metade das pessoas que viram o cartaz pronto soltaram o adorável comentário: 'nossa, é a sua cara'. eu realmente não sei o quanto isso é um elogio... de qualquer forma, está quase terminado o período de dificuldades publicatórias, falta só entregar o concurso nascente 2009 na usp e imprimir o cartaz, ambos até 4º feira. depois disso temos algumas maquete para fazer e estou vendo que tempo de vida boa que nem no começo deste ano séo em julho mesmo...

25 de abril de 2009

21 de abril de 2009

o berro


este desenho foi a estréia deste caderno que encerrei agora há pouco. ainda não o tinha escaneado porque foi feito usando as duas páginas iniciais, e, na verdade, não estava ainda convencido se gostava ou não dele. foi a maíra quem outro dia virou e falou 'tá na hora de botar este, né', e eu, meio surpreso acabei concordando. vendo agora ele escaneado, principalmente reduzido, eu gosto bastante da cara que tem.

esta é a foto original, retirada do jornal num dia aleatório, a única coisa que lembro é que o cara era ator. acho. a foto tem 4.3 x 8.0 cm.

18 de abril de 2009

meu fim de mundo 2

caralho, faltou tempo esta semana. decidi participar do concurso do cartaz para o museu da casa brasileira e isso está me consumindo a maioria do tempo-desenho possível. como a entrega é logo mais, porém, logo logo volto à sequência habitual de publicações. este desenho eu comecei um dia de mau-humor, não estava dando certo, sabe, quando não se está com paciência, é melhor parar. ficou parado quase a semana inteira e só voltei para ele meio a contra-gosto quando me enchi de mexer no cartaz. de qualquer forma, adorei o resultado. aliás, este é o primeiro desenho do meu caderno novo, o segundo desta leva 'metida' da winsor&newton, o anterior, que eu tinha começado em setembro do ano passado terminou com o 'meu fim de mundo 1'.

12 de abril de 2009

meu fim de mundo 1

pensando nos estudos para o sãopaulosamurai 10, eu acabei pegando uns livros de desenhos fantásticos, principalmente um vermelho do roger dean que era da minha mãe, que de pequeno eu só podia ver na frente dela, cheio de degradês infinitos, aerógrafos impecáveis, canetas sem espessura de linha possível e a sensação de um mundo em paz, cada qual com sua porção de tranquilidade; porque se tem uma coisa que estes desenhos transmitem é uma enorme paz das casas hiper ou nada tecnológicas nos confins do espaço, elefantes voadores e bestas bio-mecânicas sem um pretexto lógico, uma cultura que me é muito assimilável, a vontade quase lúdica e incontrolável de viver com o pouco que realmente nos interessa absolutamente isolado de tudo. estes mundos particulares me deixaram com aquele geladinho no coração de perceber nossas prisõesinhas, as limitações de cada mundo em que se vive e os estímulos que elas, na verdade são.

10 de abril de 2009

ben-venida Shitaki!

hoje a gente (eu, marcinho e maíra) fomos buscar a shitaki na casa da mari, lá em são bernardo, rapaz, a gente se derrete por uma coisinha tão pequenininha... minha mãe terá uma bela surpresa quando chegar em casa, hehehe.
não consegui passar sem uma homenagenzinha a este serzinho que pode tirar qualquer um da fossa.

8 de abril de 2009

passarinhos

este micro-esboço eu fiz num caderninho que arranjei só para isto, e para conseguir dar um fim às folhas de papel sulfite dobradas ao meio que já faziam uma montanha de papel sujo na minha mesa. para eliminar a dó de jogá-los fora, nada como guardá-los organizadamente, hehehe.
mas o desenho propriamente dito resolvi fazer como homenagem aos passarinhos que nasceram há pouco num ninho estrategicamente localizado a 50cm da minha janela do escritório, e a gritaria destes serzinhos (ainda) horríveis que me fazem feliz no meio das tardes de marasmo remunerado.

3 de abril de 2009

sãopaulosamurai 9

linha de cima da esquerda para a direita e a linha de baixo da direita para a esquerda. acho que não ficou tão claro quanto eu esperava.

2 de abril de 2009

é tempo de bocejar

entrei na onda dos patterns detalhados. salve Ruskin. também, nesta aula de quinta-feira de manhã, só fazendo alguma coisa que ocupe toooodo o tempo disponível; perdido por perdido, que seja desenhado.

1 de abril de 2009

o gato, o teclado e o beija-flor

tempo sobrando + tédio + não poder ir embora + falta de idéias + experimentação (ok, aqui forcei a barra, parece até que sou um viadinho da 'experimentation') + paciência + estilo 'marcinho' de fazer estampas + falta de um gato para usar de modelo (reparem na cagada da boca do gato). de qualquer forma, achei o resultado bacana.