24 de dezembro de 2010

tfg - 37/40

Chamo este desenho de 'O grande buraco do Pari', num daqueles pontos onde as diversas camadas da cidade estratificada se tornam visíveis umas às outras.

23 de dezembro de 2010

tfg - 36/40

Gosto bastante deste desenho, assim como aquele da Estação Armênia, porque dá para ver claramente uma referência da paisagem em duas condições urbanísticas distintas.

20 de dezembro de 2010

tfg - 34/40

Eu gosto muito dos tons de verde e da incrível dimensão (ainda que exagerada) que o Pátio do Pari tomou neste desenho.


um belo dia de bicicleta - folhateen 20.12.2010

Eu poderia ter feito uma tirinha que remetesse à anterior, respondesse aos comentários que recebi por parte dos ciclistas e mesmo do pessoal que escreveu depois de lê-la. Não quis. Da mesma forma que um dia acordamos de mau-humor e no seguinte de bem com a vida, resolvi seguir adiante, que é, no fim das contas, o que acabamos fazendo.



E desta vez a Maíra me deu uma luz (de novo); será que a impressão saía tão ruim porque eu mandava o arquivo em RGB?! Será? Só faltou ela me dar chineladas. Este (e o trabalho anterior, das 10 ilustraçõezinhas) já mandei em CMYK, e de fato saiu MUITO melhor. Grazie, again.

19 de dezembro de 2010

tfg do ítalo














tfg - 33/40

Este desenho é a continuação do anterior, olhando para trás. Da elevação do caminho, ao passar por esta rampa do clube, pode-se ver à frente e atrás, para onde se vai e de onde se veio, confirmando mentalmente a posição na cidade, buscando as referências na paisagem.

18 de dezembro de 2010

tfg do zene

O TFG do Zene foi o campeão da rodada, pelo menos ao meu ver. Fico até meio assim de falar mas acho que estas coisas devem ser ditas, taí, espero que ninguém se ofenda. Amarrado de cabo a rabo, foi um projeto emocionante, no duro. Repito aqui de novo aquilo que disse algumas vezes já; ainda bem que não pretendo fazer projetão de arquitetura, senão passava vergonha. Enfim, seda rasgada à parte, são estas as fotos que tirei no dia da apresentação.






E no meio da galera sendo fotografada sem preceber (ou tão de saco cheio de mim que nem se dava ao trabalho de demosntrar algum interesse, hehe), surge a comparsa antenada.

tfg - 32/40

Este desenho foi feito em par com o próximo, que publico aqui amanhã. Este mostra a implantação deste enorme ginásio que na verdade é uma referência ao mini-ginásio do Pier Luigi Nervi em Roma, mas que aqui é incorporado ao Clube da Curva. À esquerda o trajeto segue em diração ao Pátio do Pari, enquanto à direita, o próximo desenho mostrará a chegada do clube e o caminho percorrido, além da Avenida Cruzeiro do Sul.


17 de dezembro de 2010

tfg - 31/40

Este é um dos meus desenhos preferidos, tem uma importância especial neste trajeto que foi o TFG, é mais que apenas a curva do rio, pelo menos para mim.


tfg da stella

As fotos do TFG da Stella, no dia 08.12.2010, às 16h na sala 807. Como eu já tinha me formado, estava mais tranquilo, tanto que consegui chegar atrasado e perder a entrada da apresentação, melhor hora para tirar umas fotos enquanto o pessoal está 'na espera'.



os dez mais - folha ciência 17.12.2010

Ontem, no meio da tarde, o editor da Folha me ligou perguntando se eu poderia fazer uma 'ilustra' como eles dizem para ontem mesmo. Eu disse que sim e tal, mas ele falava daquele jeito 'você está livre agora ou tem muita coisa?', mas sim, disse que estava livre. Então ele me lança esta; dez ilustrações, uma para cada uma destes destaques científicos da década, para daqui a uma hora (mesmo). Eram 16h30 quando ele me ligou, o email com as coisas chegou umas 16h40, até começar mais um pouquinho, ai aquela correria, desenha, pinta, nanquim, abana o papel para secar rápido, arma o escaner, escaneia, trata separa, nomeia, escreve email, envia, 18h em ponto. Velocidade récorde. Valeu a pena, no final das contas foi a ilustração mais simples de fazer porque não teve tempo para entrar em crise. E hoje, quando peguei o jornal e vi que saíram redondinhas (as que eu mandei, abaixo, foram todas 5 x 5 cm, formato que eu escolhi porque nem isso ele tiveram tempo de ver direito, correria suicida que é jornal).