30 de maio de 2011

hidroanel 3/4 - cidade canal

Uma vista de um ponto mais elevado para observar o parque da eclusa, elemento que se repete algumas vezes no parque linear da cidade-canal que faz o trajeto conexão Taiaçupeba-Billings do hidroanel.

29 de maio de 2011

hidroanel 2/4 - ETE são miguel

Segundo desenho para o estudo do GMF da Fau, desta vez mostrando a foz do córrego Jacú-Pêssego no grande lago com o rio Tietê, local do transporto de cargas.

hidroanel 1/4 - rio pinheiros

Primeiro dos 4 desenhos para o GMF da Fau, que apresenta um relatório de pré-viabilidade do Hidroanel esta semana.

26 de maio de 2011

o casamento da minha irmã (I)

gafanhotos (I)

E eis que nos preparamos para ver pipocar mais um predinho descolado na vila madaloca, até a nuvem de gafanhotos ter corroído tudo o que dá e se mudar para o próximo bairro metido a besta.

estudos para ilustração da cidade canal

Alguns croquis para a ilustração da cidade-canal da Billings-Taiaçupeba que estou fazendo para o grupo de estudo do hidroanel da Fau.

25 de maio de 2011

17 de maio de 2011

contraste

Acho divertido desta foto tentar imaginar primeiro o preto como céu e depois o preto como nuvem.

16 de maio de 2011

paisagem - folhateen 16.05.2011


Tirinha publicada hoje no Folhateen. Foi meio corrida para fazer porque eu tinha marcado que era para a semana que vem, a minha sorte foi já ter a idéia mais ou menos pronta, o que não me salvou de apanhar do layout.

14 de maio de 2011

o final da tarde

Agora no inverno, eu vejo todos os pores do sol lá do escritório, ou seja, não vejo muito. Até porque, bem no lugar onde o sol se encaixava agora estão subindo um prédio que tira o pedacinho de vista do jaguaré que ainda tínhamos lá. Esta foto, já nem me lembro de quando é, tirei num dia que devo ter chegado um pouquinho mais cedo, e lembro de ter usado tripé para fazê-la, mas já não sei de quando é.

13 de maio de 2011

o porco gastronômico

Esta segunda Ilustração saiu com as pequenitas acima no caderno Gastronomia de estréia da Folha de São Paulo, esta Quinta-feira dia 12.05.2011. Ontem não tive tempo de postar e hoje cedo o blogger estava fora do ar, então de novo atrasado. A pena é que gostei muito mais do porco de cima, que não passou na aprovação e tive que refazer, mais colorido e com uma divisão diferente das partes. Enfim, até que ficou bonitinho. O bacana foi que me pediram para escrever todas as palavras porque gostam da minha letra e queriam usá-la, hahahaha.

10 de maio de 2011

ilustração saber 09.05.2011

Ilustração publicada na Folha desta Segunda-feira, dia 09.05.2011. O curioso é que eram duas ilustrações separadas que ficariam uma acima do títudo da matéria e outra abaixo, deslocadas na horizontal. Mas, claro, faltando alguns minutos para eu terminar os desenhos (já estava aquarelando) a menina me liga falando que o layout mudou, e que seria apenas um desenho grande horizontal. Por MUITA sorte, porém, eu tinha feito as ilustrações uma ao lado da outra no papel, e até que elas se juntavam razoavelmente bem, pronto, foi só adaptar e passou o susto.

8 de maio de 2011

hortinha

Hoje fomos ao sítio dos meus avós em Caieiras para as 'comemorações' (vulgo almoço) de dia das mães em família. No finalzinho da tarde, depois daquele vasto almoço, capotei numa cadeira ao lado da piscina, já estava sonhando quando me chamaram para a foto clássica da família no morrote. Bom, depois disso perdi o sono, então sai com o caderninho até achar um lugar que associasse um mínimo conforto e uma paisagem interessante para retratar. Acabei sentando ali na hortinha, do lado da Arusca, nosso cão-de-guarda fila-brasileiro preto-carvão.

6 de maio de 2011

alpha-mother

Dei de cara com esta cena logo cedo, indo trabalhar. Este é praticamente um fotograma do que vi, guardadas as proporções, claro; registrei tão logo cheguei ao escritório. E fiquei pensando nisso um bocado, esta cena da peruona estilo 'nem dá para perceber que eu tive três filhos' carregando seu filho pródigo, o brinquedinho mais novo, enquanto duas babás cuidam dos outros dois filhos. Em casa provavelmente uma terceira aguarda o fim da encenação - o passeio na pracinha, no clube com toda a prole, numa exibição entre as outras mães do círculo - para cuidar de fato do rebento. Fiquei emocionado. Aposto como é daquelas que tem um banheiro para ela e outro para o maridão, porque nem cuspir na mesma pia devem poder (esta foi à la delijaicov, hehehe), se bobear instalam coleiras anti-latido nos meninos, que dizer brinquedinhos ou troféus.

5 de maio de 2011

hecatombe

Foto infravermelha de uma casinha demolida pelo fantasma capitalista para a construção de um edifício melhor, mais importante e mais caro, como sempre.

4 de maio de 2011

beton hala waterfront center contest 3/3

E finalmente o terceiro desenho, a sala de exposições, abrigando (por minha sugestão, hehe) uma exposição do Calder. O projeto em si foi desenvolvido pelos arquitetos Carolina Gimenez, Rafael Frajndlich e Vanessa Moon, eu fui convidado para participar também mas pude apenas desenhá-lo, ainda que rapidamente. Confesso que no final das contas fiquei devendo a quarta ilustração, de uma vista mais frontal do rio, como de um barco.

3 de maio de 2011

beton hala waterfront center contest 2/3

Segunda ilustração para o concurso de Belgrado, desta vez uma vista interna mostrando o Lobby do edifício. A escada rolante leva à plataforma do TRAM que foi elevado (prerrogativa do projeto) para descruzar as circulações no local.

2 de maio de 2011

beton hala waterfront center contest 1/3

Primeira de três ilustrações que fiz para o concurso 'Beton Hala Waterfront Center' em Belgrado, a convite dos arquitetos Carolina Gimenez, Rafael Frajndlich e Vanessa Moon, os desenvolvedores do projeto (apesar do meu nome constar na equipe também, hehe) e que ficou bacanérrimo. Maiores detalhes do concurso podem ser vistos aqui neste site: http://www.betonhala.com/2011/, agora é só torcer, vai que dá!